enviando...

Os mobiliários da sua escola apoiam os métodos de ensino?

Ao escolher uma escola, os pais buscam nos métodos de ensino adotados pela instituição um diferencial. Por esse motivo, é importante que as instituições tenham clareza sobre as escolhas de suas abordagens pedagógicas. E, principalmente, ofereçam um ambiente seguro, saudável e atrativo. Dessa forma, alinhar o mobiliário escolar a todos esses detalhes também comunica o método de aprendizagem.  

No decorrer desse artigo, você descobrirá como os móveis escolares da sua escola podem apoiar os métodos de ensino e aprendizagem. Além disso, entenderá como o ambiente escolar pode ser melhorado através de mobiliários de qualidade.  

Boa leitura! 

O que é um método de ensino? 

O método de ensino pode ser definido como o caminho pelo qual se atinge os objetivos de ensino-aprendizagem. Em outras palavras, o método é um conjunto de ações de ensino que visam assegurar a aprendizagem, são técnicas de ensino. 

Os métodos de ensino também são uma forma de tornar a aula mais dinâmica. Por exemplo, na prática há diferentes formas de aplicá-lo: 

  • Exposição pelo professor – em que o professor apresenta conhecimentos, habilidades e tarefas para os alunos. Assim, eles ficam com postura passiva na sala de aula. A exposição de conteúdo pode ser verbal, por demonstração, por ilustração e por exemplificação. 
  • Trabalho independente – consiste em atividades nas quais os alunos desenvolvem maior autonomia. Orientados pelo professor, os estudantes podem aplicar os conhecimentos sem interferência direta. Metodologias ativas de aprendizagem, como aprendizagem baseada em projetos, funcionam bem para este método. 
  • Elaboração conjunta – em que a interação entre o professor e o aluno acontece de forma ativa, com o objetivo de obter novos conhecimentos, habilidades e atitudes. 
  • Trabalho de grupo – bastante presente em metodologias ativas, este método estimula a interação e o trabalho coletivo para atingir os objetivos do ensino. 
  • Atividades especiais – tidas como atividades para complementar os métodos de ensino, com tarefas e trabalhos realizados de forma lúdica e disruptiva. 

Claro, tudo isso alinhado com o ambiente oferecido pela escola. Afinal, tudo o que aplicado para o aprendizado exige ferramentas e recursos externos. Os móveis são apenas um deles, e podemos dizer que um dos mais importantes.  

Quais são os principais métodos de ensino atuais?  

No Brasil, as escolas utilizam diversas abordagens de ensino para entregar experiências de aprendizado completas. Por isso, é importante que você conheça alguns dos principais métodos de aprendizagem aplicados na educação atual, suas características e suas origens, tais como: 

  • Método de ensino tradicional: o professor tem um papel protagonista na transmissão do conhecimento. Carteiras escolares enfileiradas e o educador como protagonista.  
  • Construtivismo: o professor tem o papel de mediar as atividades que estimulem o aluno a desenvolver o aprendizado. O aluno é o protagonista, e os móveis escolares podem estar em uma diferente disposição, com amplitude e, principalmente, visibilidade.  
  • Montessorianismo: dá mais autonomia à criança, que é estimulada a aprender sozinha e a desenvolver seus conhecimentos através da curiosidade e da independência. O ambiente da sala de aula é preparado para que o aluno tenha a possibilidade de vivenciar experiências diversas. Móveis baixos, leves, coloridos e que as crianças possam movimentá-los sozinhas, por exemplo.  
  • Freiriano: focada na liberdade e na autonomia. Por isso, o professor não só é um mediador do conhecimento, mas também aprende com o aluno a partir do compartilhamento das vivências e da sabedoria popular. Salas de aulas inclusivas, abertas ao debate e organizadas de modo mais intimista (todo mundo no mesmo campo de visão, sem hierarquia).  

Como alinhar os móveis escolares ao método de ensino da sua instituição? 

Antes, a sala de aula só precisava de um tipo de configuração: professor à frente (sentado na cadeira ou escrevendo à lousa), e alunos em fileiras paralelas ouvindo e fazendo suas anotações.  

Como você pôde ver nos diferentes métodos de ensino, cada vez mais os estilos estão passando por uma intensa transformação. Vemos uma necessidade de as escolas serem flexíveis, pois nelas, a rotina escolar é estruturada através de blocos de atividades ritmadas. 

Faz parte desta mudança novas formas de organização das mesas e cadeiras para facilitar a comunicação e a democratização do ambiente de ensino. Por exemplo, nas escolas hoje em dia o foco é o aluno, e para demonstrar isso, o layout deve acompanhar essa transformação. 

Dessa forma, tenha em mente que alinhar os móveis escolares da sua instituição nada mais é do que investir em um mobiliário flexível. O objetivo é possibilitar diversas opções de organização espacial, garantindo que se adeque facilmente a qualquer atividade proposta pelo currículo escolar de forma rápida e acolhedora.  

Os benefícios de escolher móveis escolares de qualidade 

O mobiliário das escolas do futuro precisa refletir as necessidades das crianças do presente. Muito além da estética, a qualidade dos móveis (e sua disposição assertiva nos interiores), colaboram com o desenvolvimento e, consequentemente, com o melhor aprendizado dos estudantes de qualquer idade. 

E os benefícios de escolher o mobiliário escolar de qualidade não se limita somente aos alunos. Afinal, os professores também fazem parte desse processo.  

Para os alunos, podemos elencar os principais benefícios, como: 

  • Melhor facilidade de aprendizado, já que escolher mobiliário adequado empoderará os alunos e aumentará sua autoestima. Os alunos poderão permanecer concentrados por mais tempo e realização as tarefas mais rapidamente; 
  • Mais qualidade de vida, visto que a ergonomia correta proporcionará menos problemas de saúde e mais bem-estar físico; 
  • Maior criatividade, graças à flexibilidade dos espaços que possibilitará mais estímulos de aprendizado. 

Agora, para os professores e a própria instituição, listamos benefícios, como: 

  • Apoio ao currículo flexível. Quando o mobiliário prevê mudanças de layout, o docente sente-se mais confortável em propor tais alterações, tornando as atividades propostas mais dinâmicas e atrativas aos alunos diminuindo as barreiras de aprendizado. 
  • Incentivo ao pertencimento do espaço possibilita que os alunos fiquem mais dispostos a colaborar, o que torna a vivência em sala de aula mais interessante para todos. 
  • Optar por mobiliário de qualidade requer um investimento alto a curto prazo, mas um custo-benefício bastante interessante se considerar o longo prazo. Normalmente deve-se considerar uma vida útil de 10 anos por cada peça de mobiliário. 
  • A flexibilização do layout (e consequentemente do ensino) gera mais interesse dos alunos e, por sua vez, um resultado mais bem avaliado. Um ambiente de trabalho estimulante é desejável para todos os envolvidos. 

A melhor fabricante de móveis escolares é a LG Flex 

Contando com uma empresa especializada na fabricação de móveis escolares e infantis, é possível alinhar o mobiliário da sua escola com o método de ensino de uma forma facilitada e segura.  

Como especialista na fabricação carteiras escolares e cadeiras infantis, a LG Flex atua no mercado há mais de 10 anos com total comprometimento com seus clientes, investindo na qualidade e segurança e, principalmente, para o desenvolvimento infantil. Por isso, é a empresa ideal para te ajudar a escolher móveis escolares de qualidade.  

Gostou desse artigo? Então acompanhe a LG Flex nas redes sociais e mantenha-se bem informado e recebendo dicas como essa em primeira mão. 


Assine nossa Newsletter

Receba os lançamentos e ofertas exclusivas


Nome

Email

 

Clique abaixo e fale com nossos vendedores!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.