Você pode não saber, mas a sala de aula é um dos ambientes que mais devem atrair e passar segurança para as crianças. Afinal, é nesse espaço que acontece todo o processo de aprendizagem e, por isso, o uso de técnicas que reforcem tais características ajuda a estimular a ludicidade na infância. É por esse motivo que, atualmente, vemos diversas discussões sobre a importância do lúdico no espaço infantil e, antes que você possa questionar, estamos aqui para mostrar que é possível utilizar o lúdico em sala de aula.
Ao longo desse artigo você entenderá mais a fundo sobre o conceito do lúdico na aprendizagem infantil. Além disso, aprenderá como aplicá-lo de forma prática no seu espaço educativo utilizando mobiliários escolares, materiais, brinquedos e etc.
Boa leitura!
O que é o lúdico na educação infantil?
Muitos acreditam que ser criança é viver, ainda que por um período da vida, no “mundo da lua”. Em outras palavras, em um mundo lúdico onde tudo pode acontecer.
Na prática, e contextualizando as técnicas de ensino, o lúdico está diretamente relacionado aos jogos, as brincadeiras e os próprios brinquedos. E quando falamos disso, nos referimos tanto as brincadeiras de antigamente, bem como as atuais, pois são de cunho educativo e auxiliam na aprendizagem dos alunos, assim como no convívio social.
Dessa forma, fica claro o quanto é importante que a escola seja um espaço rico e estimulante de aprendizagens, e que nela haja a presença do lúdico, onde o professor seja um mediador entre o aluno e o conhecimento, auxiliando a criança a desenvolver sua imaginação, autonomia, autoconfiança e etc.
A importância do uso do lúdico no desenvolvimento infantil
Partindo da premissa que agora você sabe que o lúdico está presente de forma intencional nas brincadeiras, jogos e atividades em sala de aula, é preciso falar sobre a sua importância.
Utilizando o conceito de ludicidade em sala de aula, é possível potencializar o desenvolvimento de habilidades essenciais nas crianças, como:
- Coordenação motora;
- Comunicação;
- Raciocínio lógico;
- Percepção do espaço;
- Consciência corporal;
- Linguagem;
- Criatividade;
- Imaginação;
- Memorização;
- Familiarização com números;
- Gosto pela leitura;
- Empatia.
Assim, o uso das atividades lúdicas ultrapassa a mera prática das brincadeiras de entretenimento, devendo ter como finalidade o aprendizado e o desenvolvimento cognitivo, embora sem o peso estressante dos modos convencionais de ensino. Sendo assim, trabalhar a educação interativa pode ser uma grande aliada.
Como utilizar o lúdico em sala de aula?
Cada vez mais se ouve falar sobre a aplicação do método lúdico em sala de aula. Mas, antes que você questione, ele nada mais é do que usar das próprias ferramentas em sala de aula para ensinar.
Porém, como já mencionamos que o lúdico se faz presente com a intencionalidade de ensino, é preciso que o seu espaço educativo esteja organizado. Para isso, esteja atento a pontos importantes, como:
- Organização dos móveis escolares;
- Escolha de cadeiras e carteiras infantis coloridas;
- Exposição dos materiais que serão utilizados de forma organizada;
- Decoração intencional para cada brincadeira ou atividade;
- Organização do fluxo de criança por espaço (pode-se utilizar um conjunto infantil para separação de grupos, por exemplo).
Feito isso, é preciso entender que o lúdico se mostra por meio de atividades de caráter livre. Ou seja, para que uma brincadeira seja considerada lúdica a criança precisa escolher participar ou não.
Na prática, você deve se atentar a apresentar diferentes modos de chegar ao mesmo resultado: o aprendizado. Dessa forma, possibilita que as crianças escolham o que querem aprender, como querem aprender, gerando autonomia e engajamento com elementos da própria atividade, onde ao final da experiência de aprendizagem os resultados são compartilhados com mais facilidade e entusiasmo.
Como estimular o lúdico na prática?
Antes de mais nada, é importante reforçar que você não precisa reformular todo o seu espaço educativo para usar a ludicidade. Para isso, existem técnicas que utilizam tudo o que você já tem na sua sala de aula.
Para te ajudar, abaixo listamos algumas atividades que estimulam o lúdico em sala de aula e geram satisfação entre as crianças. Confira!
- Dê vida aos livros e à contação de histórias
As histórias estimulam a criatividade e libertam a imaginação ao apresentar novos mundos e universos.
- Uma mesa vira uma caverna;
- Pode-se usar fantasias para personificar os personagens;
- É possível utilizar sons específicos durante a narrativa.
- Monte cantinhos na sala de aula
Havendo a possibilidade, de fato, e adaptando à idade com que você trabalha, pense em cantinhos de faz de conta na sua sala. Pode ser uma casinha, um castelo, um consultório médico, uma escolinha, um cantinho de livro.
Por exemplo, crie uma “arena dos desafios”, com jogos de tabuleiro, se você trabalha com crianças mais velhas. Afinal, o limite é a imaginação e você pode “setorizar” a brincadeira por etapas para tudo ficar ainda mais estimulante.
- Faça parte da brincadeira
A participação do adulto, principalmente do professor, em quem eles se espelham na fase de formação, é fundamental para estimular a entrada da criança no universo imaginário.
Além disso, permite que você conduza a experiência para os seus objetivos pedagógicos com mais proximidade. Apenas cuide para não se tornar o(a) dono(a) da brincadeira, ou correrá o risco de reprimir o lúdico que vem espontaneamente deles.
Invista em móveis escolares lúdicos e de ótima qualidade
Contando com uma empresa especializada na fabricação de móveis infantis, é possível aplicar o conceito do lúdico em sala de aula com facilidade e com a garantia de estar atuando de forma positiva no processo de aprendizagem infantil.
Como especialista na fabricação do conjunto infantil, a LG Flex atua no mercado há mais de 12 anos com total comprometimento com seus clientes, investindo na qualidade e segurança e, principalmente, para o desenvolvimento infantil. Por isso, é a empresa ideal para te ajudar a criar um espaço criativo, colorido e atraente para as crianças.
Gostou desse artigo? Então acompanhe a LG Flex nas redes sociais e mantenha-se bem informado e recebendo dicas como essa em primeira mão.